Relato reflexivo
O curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade foi visto, inicialmente, como uma oportunidade de continuidade de estudos. Eu havia terminado há alguns meses o programa Redefor, e estava encantada pela possibilidade de crescimento que me fora proporcionado. Era uma espécie de necessidade gritante de "sobrevivência cognitiva", o que me garantia a permanência num universo de "letramento docente".
Quando estudamos e grupo, ou estamos vinculados a algum curso, forçamo-nos a estudar, achamos o tempo que declaramos faltar nos dias, sobrevivemos estudando apesar de todos os compromissos e da vida que urge...
Por viver um período novo na minha vida profissional, e por não conseguir acessar o site da escola de formação da minha casa, minha dedicação ao curso ficou comprometida. Deixei colegas esperando por respostas, e isso, para mim, foi uma situação constrangedora, que chega a soar egoísmo e não importismo, o que não correspondia ao que eu vivia.
Embora não tenha colaborado diretamente com a construção do blog da turma, criei o blog da escola na qual sou diretora, e, por lá, fui colocado prátca o que aprendia aqui. Essa é a prova de que o conhecimento se compara às aguas do rio... Ele acaba por chegar a lugares e modificar paisagens que nem sempre são as que definimos... Conhecimento vai além, transforma, edifica, melhora, humaniza, compartilha-se...
Também não guardei os textos só para mim. Enviei cópias a uma colega coordenadora de outra escola, por julgar que as verdades neles disseminadas não poderiam pertencer a um grupo tão restrito quanto o que formávamos. Mais gente precisava sorver ensinamentos deles. Diferentemente do conceito de "rede" na Internet, que nos proporcionava a experiência, construímos outras "redes" quando socializamos o que recebemos... Funciona mais ou menos como a ideia de "A Corrente do Bem", só que em termos de saberes que compartilhamos e reconstruímos.
Quanto o blog, constituiu-se uma oportunidade prazerosa de escrita compartilhada com iguais, mesmo desconhecidos.
No que concerne aos Fóruns, foram momentos de satisfação pela oportunidade de dividirmos histórias, páginas de nossas vivências, recortes de memórias, e de podermos nos enxergar nos relatos alheios, ainda que eu lecione Português e o outro História, ou Ciências... Importava que lecionávamos, portanto todos educadores, e falávamos de nossas experiências (boas ou não).
Fomos todos marcados pelas experiências leitoras a que fomos submetidos dentro ou fora das escolas que integramos no passado e no presente reproduzimos ou ressignificamos o que nos fizeram ou o que somos, que nós próprios nos construímos.
O que é certo é que queremos, almejamos ser professores com significado, que marquemos a vid dos nossos alunos não como gado, mas com os valores que enxergamos na nossa profissão: SOMOS PROFESSORES!
por Andréa
Nenhum comentário:
Postar um comentário